CINE IPE INAUGURA SUA PROGRAMAÇÃO SEMANAL COM O CLÁSSICO “CINEMA PARADISO”

O CINE IPE, cineclube do IPEARTES, inaugura sua programação semanal nesta quinta-feira, 28 de março, na sede do Instituto, em Alto Paraíso de Goiás

O mês de março marca a inauguração do CINE IPE, o cineclube do IPEARTES, Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis, da Secretaria de Estado da Educação-SEDUC, em Alto Paraíso de Goiás. Nesta quinta-feira, dia 28 de março, à partir das 18h30, será exibido gratuitamente o clássico italiano “Cinema Paradiso“. 

Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Cinema Paradiso é um dos mais belos tributos de amor ao cinema. Acompanhe a comovente história do garoto Totó, que vive num vilarejo da Itália, durante a Segunda Guerra. Sua principal diversão é passar as tardes no Cinema Paradiso, fazendo companhia ao projecionista Alfredo, que o ensina a amar a Sétima Arte, mudando a sua vida para sempre. Com emocionante trilha sonora do mestre Ennio Morricone e direção de Giuseppe Tornatore, Cinema Paradiso é uma obra-prima dedicada a quem ama o cinema. 

CIRCUITO DE CINEMA IPEARTES

Um dos projetos do IPE MIDIALAB, o CINE IPE surge como espaço privilegiado para o encontro dos cinéfilos de Alto Paraíso de Goiás. Além do cineclube, que promoverá sessões semanais, nas noites de quinta-feira, na sede do Instituto, o CIRCUITO DE CINEMA IPEARTES contará ainda com mais dois projetos na temporada 2019: em abril será lançado o projeto CINEMA NA PRAÇA, que promoverá sessões de cinema quinzenalmente, nas praças de Alto Paraíso; e no segundo semestre será lançado o CINE CHAPADA, que levará as sessões de cinema em praça pública para circular pelas demais cidades e comunidades da APA de Pouso Alto.

PARA QUE SERVE O CINEMA?

Por Bianca Carvalho

Desde sua invenção, em 1895, pelas mãos dos irmãos Auguste e Louis Lumière, o cinema vem encantando e surpreendendo espectadores pelo mundo. A partir da contribuição de diversos pioneiros, a linguagem cinematográfica se desenvolveu e se consolidou, conectando realizadores e público em uma experiência coletiva que viria a marcar profundamente o século XX. 

Após os franceses, estudos americanos e britânicos evoluíram e o Cinema se expandiu para toda a Europa, Estados Unidos e Japão. Após pouco mais de duas décadas de vida, essa invenção miraculosa ganha outra importante contribuição: os irmãos Warner, quatro irmãos judeus poloneses radicados nos EUA, da produtora Warner Bros, desenvolvem a sincronização entre imagem e som, trazendo grandes mudanças para a linguagem cinematográfica da época.

Desde sua invenção, o cinema experimentou diversas escolas e movimentos estéticos, como o Expressionismo Alemão, o Realismo Italiano, a francesa “Nouvelle Vague”, o cinema soviético, o brasileiro Cinema Novo, o norte-americano Cinema Noir, a escola japonesa, o cinema de Bergman na Suécia e várias outras expressões cinematográficas no decorrer de mais de um século de desenvolvimento tecnológico, paixão e estudos sobre a sétima-arte.

Depois de tanto cinema pelo mundo, de tantas etnias, raças e lugares, o Cinema parece para mim como começou: criação, sonho, descoberta, inspiração, estudo e paixão por sua representatividade humana. Na maioria dos filmes, nos vemos facilmente nos personagens apresentados; daí fica fácil se emocionar, se instigar, refletir e debater sobre o que vem da tela.

Com este breve recorte histórico, fazemos um convite à população de Alto Paraíso e região para conhecer o CINE IPE, um espaço democrático, destinado ao público cinéfilo e a quem se interessar pela sétima-arte, visando contemplar e fomentar a cultura cinéfila em Alto Paraíso e toda a região da APA de Pouso Alto. Apreciação, estudo e debate sobre os filmes apresentados são a proposta do projeto, e para o ponta pé inicial das atividades foi escolhido o belo e aclamado “Cinema Paradiso”, filme italiano de 1988, que é quase uma carta de amor ao Cinema. Participe!!

Sinopse: Nos anos que antecederam a chegada da televisão em uma pequena cidade da Sicília, o garoto Totó (Salvatore Cascio) fica hipnotizado pelo cinema local e inicia uma amizade com Alfredo (Philippe Noiret), projecionista que se irrita com certa facilidade, mas tem um enorme coração. Todos estes acontecimentos chegam em forma de lembrança quando Totó (Jacques Perrin), agora um cineasta de sucesso, recebe a notícia de que Alfredo faleceu.

FICHA TÉCNICA 

CINEMA PARADISO (Nuovo Cinema Paradiso)
Diretor: Giuseppe Tornatore
Elenco: Agnese Nano, Antonella Attili, Enzo Cannavale, Isa Danieli, Jacques Perrin, Leo Gullotta, Leopoldo Trieste, Mario Leonardi, Philippe Noiret, Pupella Maggio, Salvatore Cascio
Gênero: Comédia dramática
País: Itália, França
Ano: 1988
Classificação indicativa: 12 anos

SERVIÇO
CINE IPE – “CINEMA PARADISO

Data: 28 de março de 2019
Horário: 18h30
Local: Sede do IPEARTES
Av. Esperanto Quadra 09 Lote 17/23 – Novo Horizonte – Alto Paraíso de Goiás – GO
Informações: (62) 98191-2204 Bia Carvalho

IPE MIDIALAB

IPEARTES busca promover uma educação transformadora, fundamentada no princípio da Educação Integral e nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, preconizados pela ONU. Nesse sentido, o IPE MIDIALAB desenvolve projetos, ações e conteúdos pautados na Educomunicação. 

O IPE MIDIALAB é um laboratório-estúdio de formação e produção multimídia, com foco em audiovisual, fotografia, rádio,  jornalismo e web, com sede em Alto Paraíso de Goiás, e com atuação na Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto, envolvendo os municípios de Alto Paraíso, Cavalcante, Colinas do Sul, Nova Roma, São João d´Aliança e Teresina de Goiás, distritos e comunidades da região, além do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

Os participantes do IPE MIDIALAB integram um núcleo permanente de pesquisa e produção em comunicação e arte, e desenvolvem conteúdos relacionados ao Instituto e aos municípios e comunidades da APA de Pouso Alto, seus valores, sua cultura, seus conflitos e desafios, o ecossistema do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, além de comunicar as atividades do IPEARTES, seus projetos, e a atuação de seus coletivos. ​Dessa forma, o IPE MIDIALAB contribui para o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos envolvidos, seu empoderamento, autonomia e cidadania, de acordo com os princípios definidos pela ONU, em prol do desenvolvimento sustentável.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro!!

www.facebook.com/ipeartesseduce
www.instagram.com/ipeartes
www.flickr.com/photos/ipemidialab/albums

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tamanho da fonte
Contraste