ALTO PARAÍSO RECEBEU CURSO DE TCHOUKBALL, O “ESPORTE DA PAZ”, DE 27 A 30 DE ABRIL

O Coletivo de Práticas Corporais do IPEARTES e a equipe do CCCA de Alto Paraíso participam do curso de TCHOUKBALL, conhecido mundialmente como “Esporte da Paz”.

Por Kayalú Mendonça

Educadores do IPEARTES, Leal Teófilo, jogador da Seleção Brasileira, e Úrsula Grattapaglia, da Fazenda Escola Bona Espero, durante o curso de “Tchoukball” em Alto Paraíso – Foto: Bia Carvalho

De 27 a 30 de abril, a União Planetária, a Fazenda Escola Bona Espero e o Rotary Internacional, em parceria com a Prefeitura Municipal de Alto Paraíso e o IPEARTES, Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte, Educação e Tecnologias Sustentáveis, da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, SEDUC/GO, ofereceram o curso de TCHOUKBALL, o “Esporte da Paz”,  em Alto Paraíso de Goiás.  

Leal Teófilo, jogador da Seleção Brasileira de Tchoukball, ministrou o curso, de 27 a 30 de maio, em Alto Paraíso – Foto: Bia Carvalho

Ministrado por Leal Teófilo, jogador da Seleção Brasileira de Tchoukball, o curso teve início no sábado, dia 27, na sede do IPEARTES. Foram apresentadas a teoria do esporte, sua origem, criado pelo médico suíço Hermann Brandt, suas regras e especificidades. No sábado à tarde, o grupo se reuniu para praticar o esporte na quadra de esportes da Cidade Alta. Participaram da atividade o Coletivo de Práticas Corporais do IPEARTES, a equipe do CCCA, Centro de Convivência da Criança e do Adolescente de Alto Paraíso, além dos moradores da cidade.

Crianças e Adolescentes de Alto Paraíso praticando o Tchoukball, o “Esporte da Paz”  – Foto: Bia Carvalho

O Tchoukball é um esporte que exclui toda busca por prestígio individual ou coletivo. Seu intuito é o respeito mútuo, a cooperação, a inclusão e a integração social. Sendo praticado sem contato físico, o Tchoukball permite que homens e mulheres de todas as idades e condições físicas possam participar. Leal exibiu vídeos sobre o “Esporte da Paz”, mostrando a difusão do Tchoukball em diversos centros urbanos e compartilhando sua experiência em campeonatos mundiais. O esporte existe há mais de 30 anos, e a Seleção Brasileira é referência na América do Sul, sendo tricampeã Sulamericana.

Alunos e educadores do CCCA e o Coletivo de Práticas Corporais do IPEARTES durante o curso de Tchoukball em Alto Paraíso, dia 30 de maio – Foto: Bia Carvalho

O esporte, praticado por 7 jogadores em cada time, visa a melhoria na qualidade de vida e o desenvolvimento da cidadania, sendo um exercício social através da prática esportiva. Jogado em quadras poliesportivas, os times podem fazer pontos em ambos os lados. Diferente dos jogos de invasão ou territoriais, como são conhecidos o futebol, basquete e handebol, no Tchoukball todo o espaço é coletivo e tal característica exige muita atenção e presença dos jogadores.

Alunos do CCCA durante atividade realizada no dia 30 de maio, no Ginásio de Esportes Ulisses S. da Silva, em Alto Paraíso – Foto: Bia Carvalho

Nos dias 28, 29 e 30 de abril, as atividades aconteceram durante todo o dia no Ginásio de Esportes Ulisses S. da Silva, localizado no centro de Alto Paraíso. Na segunda-feira, dia 29, Úrsula Grattapaglia, diretora da Fazenda Escola Bona Espero, que há cinquenta anos trabalha em prol da alfabetização e melhoria de vida de muitas crianças na região de Alto Paraíso, esteve presente no Ginásio e participou das atividades pela manhã. No dia 30 de abril, encerramento do curso, os alunos do CCCA participaram das atividades no período da tarde, ampliando a popularidade desse esporte em Alto Paraíso e estimulando a formação da equipe de Tchoukball de Alto Paraíso.

Aluno do CCCA durante atividade do curso de Tchoukball, realizado de 27 a 30 de maio, em Alto Paraíso – Foto: Bia Carvalho

ACESSE A COBERTURA COMPLETA DE FOTOS, DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD NO FLICKR – ÁLBUNS 01 E 02.

IPEARTES – Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis

O IPEARTES/SEDUC busca promover uma educação transformadora, fundamentada na arte-educação e tecnologias sustentáveis, buscando alcançar a formação do ser humano em sua plenitude. Para isso, busca ser referência em educação integral, de maneira a potencializar o desenvolvimento das pessoas, considerando as dimensões cognitiva, física, afetiva e seus processos socioculturais. 

O IPEARTES desenvolve ações educativas em toda a região da APA de Pouso Alto, que inclui as cidades de São João d’Aliança, Colinas do Sul, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e Alto Paraíso. O Instituto atua no Educandário Humberto de Campos, escola-piloto do projeto, localizada na Cidade da Fraternidade, e também no Centro de Vivências Crescer, Escola Municipal Zeca de Faria, Escola Municipal Ana Aguiar, Escola de Educação Infantil Francisquinho, CRAS, Centro de Convivência da Criança e do Adolescente, na Educação de Jovens e Adultos do Colégio Estadual Gerson de Faria, com extensões na comunidade do Moinho, além de colaborar com a ASJOR – Associação de Moradores da Vila de São Jorge, entre outros espaços educativos da região.

4 thoughts on “ALTO PARAÍSO RECEBEU CURSO DE TCHOUKBALL, O “ESPORTE DA PAZ”, DE 27 A 30 DE ABRIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tamanho da fonte
Contraste