O BRINCAR LIVRE E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

Por Kayalú Mendonça

Podemos encontrar diferentes significados para o verbo “brincar” nos dicionários: se divertir, recrear, distrair, folgar ou se entreter com jogos infantis, sendo algo muito presente nas vidas de nossas crianças. Ou pelo menos deveria ser, já que é um direito garantido pela Constituição brasileira e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Um meio de expressão, o brincar é a forma de se integrar ao ambiente; através das atividades lúdicas, a criança assimila valores, adquire comportamentos, desenvolve diversas áreas do conhecimento, se exercita e aprimora suas habilidades psicomotoras. No convívio com o coletivo, aprende a dar e receber ordens, a esperar a sua vez de brincar, a emprestar e receber o seu brinquedo, a compartilhar bons e maus momentos, fazer amigos, a ter tolerância e respeito pelo outro, desenvolvendo a socialização, de forma integral e respeitosa.

Semana Mundial do Brincar 2018 em Alto Paraíso de Goiás – Foto: Luana Villas Boas

Na sociedade atual, o brincar sofreu diversas mudanças desde o processo de industrialização e urbanização, refletindo também no âmbito educacional. Desde os primórdios da civilização, o brincar é uma atividade das crianças e dos adultos, porém atualmente perdeu seus vínculos comunitários. Com o passar do tempo, tornou-se individual e, muitas vezes, intermediado pela Indústria Cultural e pelo consumismo desenfreado. Em seu livro “Psicologia e Trabalho Psicológico”, Roseli Fontana e Nazaré afirma que “o brincar é como uma atividade que permite às crianças desenvolverem-se na medida em que imaginam, exploram, interagem entre elas nas criações de ideias e resolução de situações, sendo de muita valia para a sua aprendizagem. Brincar é, sem dúvida, uma forma de aprender. Mas é muito mais do que isso. Brincar é experimentar-se, relacionar-se, imaginar-se, expressar-se, compreender-se, confrontar-se, negociar-se, transformar-se, e ser”.

Semana Mundial do Brincar 2018 em Alto Paraíso de Goiás – Foto: Luana Villas Boas

O brincar permite o contato da criança com o meio que a envolve, criando, imaginando e interagindo com o outro e com o mundo que a rodeia. É através de atividades lúdicas que ela explora o seu mundo interior, imitando aspectos da vida adulta para compreendê-la melhor. Assim a criança, quando brinca, investiga a vida. No brincar, a criança prepara-se para vida adulta, ensaia o que é ser mãe, pai, cuidar de si, dos outros ou trabalhar. Nessas brincadeiras, tão frequentes no espaço infantil, a criança também revive situações que acontecem em sua família, na tentativa de representá-las e absorvê-las, e assim encontra como respostas elementos da realidade, mas também constrói fantasias que nem sempre correspondem ao que de fato acontece.

Semana Mundial do Brincar 2018 em Alto Paraíso de Goiás – Foto: Luana Villas Boas

Podemos afirmar que o brincar é uma prática necessária na fase de vida da infância de toda criança, fundamental para o pleno desenvolvimento humano neste período, sendo uma atividade altamente séria e de profunda significação para a criança, uma vez que são seres que pensam e sentem o mundo de um jeito próprio. A criança faz do universo do brincar a sua vida, pois ela vive em um mundo imaginário em que a brincadeira é a representação da sua realidade. Segundo David Whitebread, psicólogo da Universidade Cambridge, no Reino Unido, apesar da brincadeira infantil ser vista por muitos educadores como um comportamento imaturo, ela é essencial para o desenvolvimento intelectual do ser humano. “As crianças precisam aprender a perseverar, a controlar sua atenção e emoções. Elas aprendem tudo isso através do brincar”, disse em entrevista recente ao jornal norte-americano The New York Times. 

Semana Mundial do Brincar 2018 em Alto Paraíso de Goiás – Foto: Luana Villas Boas

O “Brincar Livre é o termo utilizado quando a criança realiza uma atividade em que ela está se divertindo (!!!), mas que não é direcionada por regras, imposições, objetivos de aprendizagem ou como um estímulo para uma determinada intenção, sem intermediação direta de um adulto. A brincadeira acontece de acordo com a sua criatividade e vontade própria, a imaginação é o seu combustível e, a partir do seu mundo, os jogos se criam e tudo se torna possível. Zita de Barros Garcia, psicóloga e educadora, no artigo “A criança e a brincadeira”, questiona “qual é a nossa função em relação à criança e seu brincar? Primeiramente, devemos garantir um tempo e um espaço para a brincadeira. Depois, dar condições para que a criança possa brincar livremente, ofertando para ela tanto um ambiente seguro, quanto possibilidades de brinquedos e brincadeiras. Esses brinquedos devem desafiar as crianças, no sentido de chamá-las para o jogo lúdico. Porém, vale lembrar que devemos apenas ofertar e esperar que as crianças encontrem nossas ofertas sem compulsá-las a elas. Temos também que respeitar o tempo de cada um na descoberta da brincadeira. Muitas vezes, somos tentados a colocar pela criança uma peça no quebra-cabeça, pois ela assim o deseja, mas não consegue fazer. Com esta conduta, podemos deixar a criança com uma sensação de fracasso que caminha em direção ao abandono de sua ação. É preciso deixar que o tempo da criança aconteça e não antecipar seus movimentos e nem fazer por ela aquilo que deseja, pois ela necessita adquirir experiência de perseverar e de aturar frustrações; e, por incrível que pareça, isso lhe dá muito prazer.”

Semana Mundial do Brincar 2018 em Alto Paraíso de Goiás – Foto: Luana Villas Boas

Segundo a Aliança pela Infância, movimento mundial pelo respeito à essência da criança e ao tempo da infância – Alliance for Childhood, brincando juntas as crianças podem experimentar o que do outro está em si mesma e, assim, desenvolver a empatia. É por meio dessa interação que se fortalecem o olhar afetivo e a capacidade de coexistir, que nos preparam a conviver de forma pacífica com o diferente e com o semelhante, sem negar que os conflitos existem. O brincar livre é para todos, é democrático, revela toda riqueza que existe na simplicidade.

SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR – ALTO PARAÍSO 2019

Um movimento pelo respeito à essência da criança e ao tempo da infância, o Dia Mundial do Brincar foi criado em 1999, pela Associação Internacional de Brinquedotecas, sendo celebrado no dia 28 de maio. A Aliança pela Infância surgiu na Inglaterra e nos Estados Unidos e atua em mais de 20 países. Chegou ao Brasil em 2001, e gerou uma grande mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e da essência da infância e, por isso, a data comemorativa tomou conta de uma semana inteira. A Aliança pela Infância existe para dar luz ao encantamento da infância, inspirar e oferecer experiências que mobilizem a amorosa atenção dos adultos sobre atos cotidianos das crianças, como o aprender, o brincar, o comer e o dormir.

Semana Mundial do Brincar 2018 em Alto Paraíso de Goiás – Foto: Luana Villas Boas

A SMB – Semana Mundial do Brincar – acontece em todo o país, de 25 de maio e 2 de junho, e tem como objetivo mostrar que o brincar é fundamental para a construção de uma infância digna. Por isso, todas as atividades são gratuitas e cada participante atua da forma como estiver ao seu alcance. Alto Paraíso participa desse movimento há cinco anos, sempre com grande participação da comunidade. Depois de propor encantar o espaço e o tempo com o brincar, em 2016 e 2017, e brincar de corpo e alma em 2018, a Aliança pela Infância apresenta na SMB 2019 um tema que dá luz a uma questão relevante para o mundo contemporâneo e envolve características e sentidos do que é humano: a diversidade. A proposta este ano é “O brincar que abraça a diferença” pois, além de ser espaço de convivência da diversidade, o brincar é fundamental para a construção de uma cultura de paz. Ao ocupar os espaços públicos, se cria um ambiente livre e lúdico, onde a interação acontece no ritmo das crianças e supera qualquer barreira social ou preconceito, cultivando a essência da infância e encantando a todos os envolvidos.

Semana Mundial do Brincar 2018 em Alto Paraíso de Goiás – Foto: Luana Villas Boas

A SMB 2019 é uma oportunidade afetiva e inventiva para crianças e adultos exercitarem no brincar a convivência, o diálogo, a tolerância, tão necessários para que o mundo não perca a riqueza da pluralidade. A diferença é algo inerente ao humano, a diversidade está na natureza. É necessária para a sobrevivência do planeta, das relações e dos afetos. Ela permite o olhar para as singularidades e também para o que têm em comum. O brincar livre é um território de convivência das diferenças, de contato com outros saberes e outras imaginações que as inspiram e enriquecem sua experiência com infinitas possibilidades de socialização. A compreensão de mundo, orientação a partir de si e a aprendizados para a vida adulta se beneficiam da vivencia do universo simbólico e lúdico, garantindo o direito ao pleno desenvolvimento humano e à sua inserção cultural.

Semana Mundial do Brincar 2018 em Alto Paraíso de Goiás – Foto: Luana Villas Boas

A Semana Mundial do Brincar acontecerá em Alto Paraíso na terça-feira, dia 28 de maio, na Praça do Skate, das 9 às 11 horas e no Novo Horizonte – Rua Domingos Ferreira, esquina com IPEARTES, das 15 às 17 horas; e na quinta-feira, dia 30, acontecerá na Praça da Paz, das 9 às 11 horas, e no Novo Horizonte – Rua Domingos Ferreira, esquina com o IPEARTES, das 15 às 17 horas. Com realização do Núcleo Aliança pela Infância de Alto Paraíso, Espaço Sofia, Jardim do Cerrado e Jardim do Jequitibá, a SMB 2019 conta com a parceria do IPEARTES – Instituto de Pesquisa Ensino e Extensão em Arte, Educação e Tecnologias Sustentáveis, da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, e Secretaria Municipal da Educação. Divulgue você também a importância do brincar, convide seus amigos e traga sua família para brincar com a gente!!!!

4 thoughts on “O BRINCAR LIVRE E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS

  1. After examine a couple of of the blog posts in your web site now, and I really like your means of blogging. I bookmarked it to my bookmark website list and will likely be checking back soon. Pls try my website online as effectively and let me know what you think.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tamanho da fonte
Contraste