IPEARTES PARTICIPA DA SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR DE ALTO PARAÍSO

IPEARTES participa da SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR, realizada pelo Núcleo Aliança pela Infância e escolas parceiras em Alto Paraíso de Goiás, nos dias 28 e 30 de maio 

 

O brincar é uma prática necessária na fase de vida da infância de toda criança, fundamental para o pleno desenvolvimento humano neste período. É uma atividade altamente séria e de profunda significação para a criança, uma vez que são seres que pensam e sentem o mundo de um jeito próprio. A criança faz do universo do brincar a sua vida, pois ela vive em um mundo imaginário em que a brincadeira é a representação da sua realidade.

Ao ocupar os espaços públicos, se cria um ambiente livre e lúdico, onde a interação acontece no ritmo das crianças e supera qualquer barreira social ou preconceito, cultivando a essência da infância e encantando a todos os envolvidos. Um meio de expressão, o brincar é a forma de se integrar ao ambiente; através das atividades lúdicas, a criança assimila valores, adquire comportamentos, desenvolve diversas áreas do conhecimento, se exercita e aprimora suas habilidades psicomotoras. No convívio com o coletivo, aprende a dar e receber ordens, a esperar a sua vez de brincar, a emprestar e receber o seu brinquedo, a compartilhar bons e maus momentos, fazer amigos, a ter tolerância e respeito pelo outro, desenvolvendo a socialização, de forma integral e respeitosa.

Semana Mundial do Brincar de Alto Paraíso, na Praça do Skate, dia 28 de maio – Foto: Bia Carvalho

O IPEARTES, Instituto de Pesquisa Ensino e Extensão em Arte, Educação e Tecnologias Sustentáveis, da Secretaria de Estado da Educação de Goiás – SEDUC/GOIÁS, participou da Semana Mundial do Brincar de Alto Paraíso, nos dias 28 e 30 de maio. Realizada pelo Núcleo Aliança Pela Infância de Alto Paraíso, Espaço Sofia, Jardim do Cerrado e Jardim do Jequitibá, a SMB 2019 Alto Paraíso contou com a parceria do IPEARTES e da Secretaria Municipal de Educação de Alto Paraíso de Goiás. O Coletivo de Práticas Corporais do IPEARTES realizou circuitos de jogos cooperativos durante as atividades que aconteceram na terça-feira, dia 28 de maio, na Praça do Skate e no bairro Novo Horizonte, e na quinta-feira, dia 30, na Praça da Paz e no bairro Novo Horizonte.

Semana Mundial do Brincar de Alto Paraíso, na Praça do Skate, dia 28 de maio – Foto: Bia Carvalho

As atividades contaram com a participação das escolas: Jardim do Jequitibá, Jardim do Cerrado, Espaço Sofia, Fada Madrinha, Vila Verde, Lar de Luara , Programa Quintais Verdes do Instituto Oca Brasil, do CCCA – Centro de Convivência da Criança e do Adolescente, das escolas da Rede Pública de Ensino: EMEF Ana Rodrigues Carvalho Aguiar e Educandário Humberto de Campos – Casa da Criança e ainda crianças e adultos da comunidade. Todas as atividades oferecidas foram gratuitas e cada participante atuou da forma como esteve ao seu alcance. Essa foi a quinta edição da Semana Mundial do Brincar, realizado pelo Núcleo Aliança pela Infância de Alto Paraíso, sempre integrando a comunidade e escolas da região nas atividades nesse movimento mundial de proteção à infância.  

Semana Mundial do Brincar de Alto Paraíso, no bairro Novo Horizonte, dia 28 de maio – Foto: Bia Carvalho

Luana Índia Villas Boas, coordenadora pedagógica do IPEARTES e representante do Núcleo Aliança pela Infância de Alto Paraíso, reforça que “o Brincar Livre é uma expressão natural e espontânea de todo ser humano, ele expressa a nossa liberdade de escolha, o nosso conhecimento, o autoconhecimento, a nossa expressão no mundo, a expressão da nossa essência. Todo ser humano quando é saudável, quando ele está naquele estado de bem-estar, ele brinca. E esse brincar é puro e inteiro na infância, a criança traz na essência dela a possibilidade do brincar, por isso é tão importante a gente garantir o direito ao brincar livre, como um direito humano fundamental. O direito de se expressar, de se conhecer, de estar em um ambiente propício e seguro, que ao mesmo tempo promova a liberdade de ser ” reforça. A importância do brincar, dessa atividade lúdica e humana, é que ela capaz de gerar resiliência, que é a nossa capacidade de superar os desafios ao longo da vida, de brincar, de jogar com a vida, de ter bom humor, de ter criatividade e novas ideias. Ao mesmo tempo, o brincar traz a possibilidade de você discutir as regras, onde todos vão ser iguais, todos tem os mesmos direitos, os mesmos acordos, esses acordos são feitos comunitariamente, então o brincar também tem a essência do diálogo para uma Cultura de Paz. Além disso, traz também a potência de cada ser humano se expressando livremente, espontaneamente, ele também traz no convívio, na comunidade, essa possibilidade de dialogar, de ter bom humor frente as dificuldades, aos desafios, de superar, de repetir e de ir além”. 

ACESSE AQUI A COBERTURA COMPLETA DE FOTOS DA SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR DE ALTO PARAÍSO.

Banner SMB2019

SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR – ALTO PARAÍSO 2019

Um movimento pelo respeito à essência da criança e ao tempo da infância, o Dia Mundial do Brincar foi criado em 1999, pela Associação Internacional de Brinquedotecas, sendo celebrado no dia 28 de maio. A Aliança pela Infância surgiu na Inglaterra e nos Estados Unidos e atua em mais de 20 países. Chegou ao Brasil em 2001, e gerou uma grande mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e da essência da infância e, por isso, a data comemorativa tomou conta de uma semana inteira. A Aliança pela Infância existe para dar luz ao encantamento da infância, inspirar e oferecer experiências que mobilizem a amorosa atenção dos adultos sobre atos cotidianos das crianças, como o aprender, o brincar, o comer e o dormir.

A SMB – Semana Mundial do Brincar – aconteceu em todo o país, de 25 de maio e 2 de junho, e teve como objetivo mostrar que o brincar é fundamental para a construção de uma infância digna. Por isso, todas as atividades foram gratuitas. Alto Paraíso participa desse movimento há cinco anos, sempre com grande mobilização da comunidade. Depois de propor encantar o espaço e o tempo com o brincar, em 2016 e 2017, e brincar de corpo e alma em 2018, a Aliança pela Infância apresentou na SMB 2019 um tema que dá luz a uma questão relevante para o mundo contemporâneo e envolve características e sentidos do que é humano: a diversidade. A proposta este ano foi “O brincar que abraça a diferença” pois, além de ser espaço de convivência da diversidade, o brincar é fundamental para a construção de uma cultura de paz. Ao ocupar os espaços públicos, se cria um ambiente livre e lúdico, onde a interação acontece no ritmo das crianças e supera qualquer barreira social ou preconceito, cultivando a essência da infância e encantando a todos os envolvidos.

A SMB 2019 é uma oportunidade afetiva e inventiva para crianças e adultos exercitarem no brincar a convivência, o diálogo, a tolerância, tão necessários para que o mundo não perca a riqueza da pluralidade. A diferença é algo inerente ao humano, a diversidade está na natureza. É necessária para a sobrevivência do planeta, das relações e dos afetos. Ela permite o olhar para as singularidades e também para o que têm em comum. O brincar livre é um território de convivência das diferenças, de contato com outros saberes e outras imaginações que as inspiram e enriquecem sua experiência com infinitas possibilidades de socialização. A compreensão de mundo, orientação a partir de si e a aprendizados para a vida adulta se beneficiam da vivência do universo simbólico e lúdico, garantindo o direito ao pleno desenvolvimento humano e à sua inserção cultural.

PARA SABER MAIS SOBRE “O BRINCAR LIVRE E A IMPORTÂNCIA PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS” CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tamanho da fonte
Contraste