IPEARTES CONVIDA PARA O “SEMINÁRIO EDUCADOR TRANSFORMADOR”, 23 E 24 DE AGOSTO, NO EHC

Entre os dias 23 e 24 de agosto, o Educandário Humberto de Campos realiza o SEMINÁRIO EDUCADOR TRANSFORMADOR, na Cidade da Fraternidade, em Alto Paraíso de Goiás.

por Kayalú Mendonça

Educandário Humberto de Campos (EHC) realiza, nos dias 23 e 24 de agosto,  o SEMINÁRIO EDUCADOR TRANSFORMADOR, na Cidade da Fraternidade, em Alto Paraíso de Goiás. O evento é fruto do “Intercâmbio Educador Transformador“, concebido pelos educadores da instituição juntamente com Antônio Sagrado Lovato, ex-coordenador do programa Escolas Transformadoras, da Ashoka. 

O objetivo do Seminário é partilhar as melhores práticas educacionais identificadas durante o intercâmbio e possibilitar espaço de troca de experiências e construção de propostas inovadoras entre os participantes. Em 2017, alguns educadores do Educandário tiveram a oportunidade de participar da transformação vivencial no Projeto Âncora, de Cotia – SP, e sonhavam com a possibilidade de todos os educadores da instituição visitarem uma escola com experiências transformadoras, o que se fortaleceu com a realização da CONANE Regional – Chapada dos Veadeiros, em novembro de 2018, no EHC. O maior desafio para a realização do Intercâmbio foi a logística de transporte, hospedagem e alimentação para os 25 educadores, o que foi superado por uma rede de mais de 30 pessoas que apoiaram sua realização. Assim, onze escolas inovadoras, distribuídas em 7 estados e no Distrito Federal, receberam a visita do projeto, que prevê também a escrita de um ebook coletivo e a produção de um mini documentário, realizado pelo Coletivo IPE MIDIALAB, coletivo de educomunicação do IPEARTES, Instituto de Pesquisa Ensino e Extensão em Arte, Educação e Tecnologias Sustentáveis, da Secretaria de Estado da Educação de Goiás.

O credenciamento dos participantes do Seminário acontecerá a partir das 13 horas do dia 23, e a programação contará com círculos de debate, rodas de partilha, exibição de vídeos, oficinas e atividades artísticas e sócio emocionais promovidas pelo IPEARTES, ao longo dos dois dias

Atividade integrativa com os educadores do EHC – Imagens: Sérgio Makari e Henrique Borela

Além dos representantes das escolas visitadas, Escola Nossa Senhora do Carmo, de Bananeiras–PB, Escola Gabriel Prestes, de São Paulo–SP, CIEJA Campo Limpo, do Capão Redondo–SP, Escola Amorim Lima, de São Paulo–SP, Escola Luiza Mahin, de Salvador–BA, Escola Alan Pinho Tabosa, de Pentecoste–CE, Serviço de Tecnologia Alternativa–SERTA , de Glória do Goyta–PE, Escola Waldir Garcia, de Manaus–AM, Escola Vila Verde, de Alto Paraíso de Goiás–GO, Escola Parque da Natureza, de Brazlândia–DF e Escola do Parque da Cidade Promoção Educativa do Menor – Proem, de Brasília–DF, estarão presentes a equipe de educadores do Educandário Humberto de Campos, do IPEARTES e educadores e interessados em Educação da região da APA de Pouso Alto.

O EHC foi criado em 1966 no meio rural de Alto Paraíso de Goiás – GO, uma região com alto índice de vulnerabilidade social. Atende gratuitamente 242 educandos da creche à Educação de Jovens e Adultos. Em 2016, foi reconhecida como uma escola com perfil inovador pela Secretaria de Educação de Goiás, em meio a um projeto para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no município. Desde então a escola tem transformado suas práticas pedagógicas a partir dos seguintes princípios: Educação Integral, Educação do Campo, Brincar e Ludicidade, Pedagogia de Projetos e Arte Educação, além de desenvolver dispositivos pedagógicos que objetivam a formação de uma comunidade educadora na região. Em outubro de 2017, o Educandário iniciou atividades com a Pedagogia de Projetos em tempo integral, em parceria com o IPEARTES. No segundo bimestre de 2018, a parceria foi ampliada, com o envolvimento de 18 educadores do IPEARTES, que atuam no EHC em quatro dias na semana, além de desenvolver formação de educadores e suporte para a implantação do projeto Escola Inovadora – Educação do Bem Viver.

Para maiores informações e inscrições no SEMINÁRIO EDUCADOR TRANSFORMADOR acesse AQUI

IPEARTES NO EDUCANDÁRIO HUMBERTO DE CAMPOS

Como escola-piloto para o desenvolvimento das pesquisas pedagógicas, o IPEARTES busca colaborar para implementação da Educação Integral e da Comunidade Educadora do EHC, de modo a facilitar espaços para o desenvolvimento integral do ser, fortalecendo o processo de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, emocional, corporal, social, criativo e transpessoal, possibilitando o empoderamento e protagonismo.

Dessa forma, as práticas pedagógicas buscam estimular princípios que fundamentam as práticas do IPEARTES, como:

Arte Educação, que busca posicionar-se e refletir acerca de visualidades relacionadas ao universo individual, da escola, da comunidade e de outras culturas; proporcionar a apreciação estética das artes: música, dança, teatro, artes visuais, audiovisual; e proporcionar a integração de corpo, mente e criatividade.

Cultura de Paz Sustentabilidade, que buscam contribuir para o desenvolvimento de uma educação pautada em valores humanos.

Direitos Humanos e Diversidade, estimulando o desenvolvimento de cidadãos transformadores dos ambientes, por meio do desenvolvimento de habilidades, da formação de atitudes e de uma conduta ética, condizente ao exercício da cidadania, além de buscar fomentar discussões, reflexões e interpretações críticas sobre assuntos vigentes e peculiares da cultura brasileira em sua diversidade, violência doméstica, universo feminino, universo masculino, cultura afro-brasileira, cultura infanto-juvenil, pessoas com deficiências e espiritualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tamanho da fonte
Contraste