IPEARTES/SEDUC PROMOVE O DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO EM ALTO PARAÍSO

No próximo dia 28, o IPEARTES/SEDUC participa da programação do DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO, com exibição dos filmes da mostra, à partir das 19 horas,  na sede do Instituto, em Alto Paraíso de Goiás 

O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma Mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais. As exibições acontecem simultaneamente em cidades de todo o Brasil, no dia 28 de Outubro, com entrada franca. Em Alto Paraíso de Goiás, o evento é realizado pelo Coletivo IPE MIDIALAB, núcleo de educomunicação do IPEARTES/SEDUC. A exibição acontecerá à partir das 19 horas,  na sede do Instituto, localizada na Avenida Esperanto, Lote 17, Quadra 09, no setor Novo Horizonte. 

O evento é realizado nacionalmente pela ABCA – Associação Brasileira de Cinema de Animação desde 2004. Este ano, o projeto chega à 16ª edição contando com a parceria de realizadores locais, em mais de 150 cidades de todas as regiões do país. A data foi escolhida porque no dia 28 de outubro de 1892, Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot, no Museu Grévin, em Paris-França. Inspirada nesse fato, em 2002 a ASIFA (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou a comemoração do Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países. Países como EUA, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália, Japão, entre outros, também celebram a data.

No Brasil, o evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas. Os mesmos curtas são exibidos em grandes centros, e também em muitas cidades do interior onde não há salas de cinemaNesses 16 anos, o DIA já teve a honra de exibir curtas de realizadores independentes, estudantes e obras premiadas no Brasil e no exterior, como Guida (Rosana Urbes), Viagem na chuva (Wesley Rodrigues), Dossiê RêBordosa (Cesar Cabral), O projeto do meu pai (Rosaria), Torre (Nádia Mangolini), entre outros. 

SERVIÇO:
DIA – DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO em ALTO PARAÍSO DE GOIÁS
Local: IPEARTES
Av. Esperanto, lote 17, quadra 09 – Setor Novo Horizonte

Data: 28/10/2019
Horário: 19 horas
Classificação Indicativa: 14 anos

Mais Informações:
www.diadanimacao.com.br 
www.ipeartes.org
contato@ipeartes.org

Redes sociais:
YouTube: youtube.com/user/diadanimacao
Facebook: www.facebook.com/diainternacionaldanimacao
Twitter: www.twitter.com/Diadanimacao
Instagram: www.instagram.com/diadanimacao/

IPEARTES – Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis

O IPEARTES, Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis, da Secretaria de Estado da Educação de Goiás – SEDUC/GOIÁS, atua na promoção de uma educação transformadora, fundamentada na arte-educação e tecnologias sustentáveis, estimulando o desenvolvimento do ser humano em sua plenitude. Para isso, busca ser referência em educação integral, de maneira a potencializar o desenvolvimento das pessoas, considerando as dimensões cognitiva, física, afetiva e seus processos socioculturais. 

O IPEARTES desenvolve ações educativas em toda a região da APA Pouso Alto, que inclui as cidades de Alto Paraíso de Goiás, São João d’Aliança, Colinas do Sul, Cavalcante, Teresina de Goiás e Nova Roma. Além das diversas atividades desenvolvidas em sua sede, o Instituto atua no Educandário Humberto de Campos, escola-piloto do projeto, localizada na Cidade da Fraternidade, e também no Centro de Vivências Crescer, Escola de Educação Infantil Francisquinho, CRAS, Centro de Convivência da Criança e do Adolescente, no Colégio Estadual Gerson de Faria, com extensões na comunidade do Moinho, além de colaborar com a ASJOR – Associação de Moradores da Vila de São Jorge, entre outros espaços educativos da região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tamanho da fonte
Contraste