ESTUDANTES CELEBRAM A FORMATURA DA EJA – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO POVOADO DO MOINHO

Estudantes da EJA receberam seus certificados no Moinho, dia 11 de dezembro de 2020, em Alto Paraíso de Goiás

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás – SEDUC, por meio do IPEARTES, realizou no dia 11 de dezembro a formatura dos estudantes da EJA – Educação de Jovens e Adultos, na comunidade quilombola do Moinho, localizada há 12 km de Alto Paraíso de Goiás. Estiveram presentes no evento: Luz Marina de Alcantâra, gerente de Arte e Educação, representante da SEDUC/GOIÁS, a equipe de educadores do IPEARTES/SEDUC, os estudantes da EJA e seus familiares, que prestigiaram a formatura dos alunos: Diuly Cardoso de Souza, Gleydson Araújo Silva, José Bernardes Dias, Lourany Pereira Mercês e Maria Conceição de Moura Gomes. 

Formatura da EJA – Educação de Jovens e Adultos na Quadra de Esportes no Povoado do  Moinho, dia 11 de dezembro de 2020 – Foto: Erasmo Alcântara

A formatura aconteceu na Quadra de Esportes do Moinho, um espaço grande e bem arejado no centro da comunidade, respeitando os devidos protocolos de segurança para o COVID – 19. O IPEARTES/SEDUC realizou a doação de máscaras de proteção aos presentes, disponibilizou álcool em gel em vários pontos da quadra, sempre respeitando o distanciamento social e, para evitar aglomeração no local, organizou a entrega dos certificados em horários escalonados.

José Dias Bernardes, formado da EJA Moinho, recebendo presentes do educadores Fábio Diniz e Virginia Sílva, do IPEARTES/SEDUC – Foto: Erasmo Alcântara

Ao longo da tarde, os formandos receberam seus certificados, posaram para fotos e ganharam presentes dos educadores deste importante passo. Um momento de muita celebração para todos que enfrentaram as dificuldades do ensino remoto e, com muito esforço e dedicação, concluíram seus estudos.

Maria Conceição de Moura Gomes recebendo seu certificado de Karime Abdala, do IPEARTES/SEDUC – Foto: Erasmo Alcantâra

Grande parte da população nativa não concluir os estudos no período regular, pelas necessidades de trabalho e da dificuldade de locomoção até a cidade de Alto Paraíso. As habilidades escolares e o diploma são competências e marcos que os  estudantes consideram como um ponto de virada na sua trajetória de vida. A idade dos estudantes varia entre 16 a 78 anos, sendo que a parcela de jovens (16 a 25 anos) é minoritária. Conseguir terminar os estudos e ter o diploma de conclusão do Ensino Médio é o sonho dos estudantes.

Diuly Cardoso de Sousa, durante a formatura da EJA – Educação de Jovens e Adultos, no Povoado do Moinho, em Alto Paraíso de Goiás – Foto: Erasmo Alcântara

As atividades desenvolvidas no Moinho buscam promover a valorização dos saberes tradicionais, a ressignificação da sua história e o empoderamento dos sujeitos a partir de metodologias ativas e dialógicas que respeitem as subjetividades e as singularidades do povoado. A EJA – Educação de Jovens e Adultos acontece na Escola do Moinho, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Alto Paraíso de Goiás, e as aulas são ministradas pelos educadores do IPEARTES/SEDUC: Fabio Rodrigues Diniz, Ivonete da Silva, Juliana Damazio Carvalho, Laryssa Fanny Galantini Pires, Sérgio Antônio da Silva, Virgínia Pereira da Silva, Welington Martins Ribeiro e da educadora Nilcionir Costa, como articuladora da Frente.

Momento inesquecível para os formandos e seus familiares, a entrega dos certificados é sempre emocionante para a equipe de educadores do IPEARTES/SEDUC – Foto: Erasmo Alcântara

Acesse a cobertura completa de fotos, disponíveis para download AQUI.

IPEARTES – Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis

O IPEARTES, Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis, da Secretaria de Estado da Educação de Goiás – SEDUC/GOIÁS, atua na promoção de uma educação transformadora, fundamentada na arte-educação e tecnologias sustentáveis, estimulando o desenvolvimento do ser humano em sua plenitude. Para isso, busca ser referência em educação integral, de maneira a potencializar o desenvolvimento das pessoas, considerando as dimensões cognitiva, física, afetiva e seus processos socioculturais. 

O IPEARTES desenvolve ações educativas em toda a região da APA Pouso Alto, que inclui as cidades de Alto Paraíso de Goiás, Monte Alegre, São João d’Aliança, Colinas do Sul, Cavalcante, Teresina de Goiás e Nova Roma. Além das diversas atividades desenvolvidas em sua sede, o Instituto atua no Educandário Humberto de Campos, escola-piloto do projeto, localizada na Cidade da Fraternidade, e também no Centro de Vivências Crescer, Escola de Educação Infantil Francisquinho, CRAS, Centro de Convivência da Criança e do Adolescente, no Colégio Estadual Gerson de Faria, com extensões na comunidade do Moinho, além de colaborar com a ASJOR – Associação de Moradores da Vila de São Jorge, entre outros espaços educativos da região.

Deixe uma resposta

Tamanho da fonte
Contraste