NA SEMANA DA MULHER DO IPEARTES/SEDUC, MENINAS PODEM TUDO!

Indicações de filmes infanto-juvenil imperdíveis na SEMANA DA MULHER do IPEARTES/SEDUC

A lista de filmes indicados pelo IPEARTES/SEDUC nesta Semana da Mulher foi pensada prioritariamente para o público infanto-juvenil e motivada por algumas perguntas: quais são as nossas referências do que é ser mulher? Entre as crianças, os desenhos animados falam só sobre princesas esperando príncipes, ou falam sobre outras formas do ser menina? Acessem os links dos filmes, arrochem na pipoca, se aninhem com os pimpolhos e vamos de cine-pipoca! Meninas podem tudo!


Filme: Tainá – Uma Aventura na Amazônia
Faixa indicativa: Livre
Duração: 90 minutos

Sinopse: Tainá (Eunice Baía), uma indiazinha de 8 anos, vive na Amazônia com seu velho e sábio avô Tigê, que lhe ensina as lendas e histórias de seu povo. Ao longo de aventuras cheias de peripécias, ela conhece o macaco Catu ao salvá-lo das garras de Shoba, um traficante de animais. Perseguida pela quadrilha, ela foge e acaba conhecendo a bióloga Isabel e seu filho Joninho (Caio Romei), um menino de dez anos que mora a contragosto na selva. Depois de um desentendimento inicial, o garoto consegue superar os limites de menino da cidade e ajuda Tainá a enfrentar os contrabandistas, que vendem animais para pesquisas genéticas no exterior. Juntos, os dois aprendem a lidar com os valores destes dois mundos: o da selva e o da cidade.

Clique AQUI e assista o filme Tainá – Uma aventura na Amazônia.


Filme: Matilda
Faixa indicativa: Livre
Duração: 98 minutos

Sinopse: Matilda Wormwood (Mara Wilson) é uma criança brilhante de apenas seis anos, que cresceu em meio a pais grosseiros e ignorantes. Seu pai Harry (Danny DeVito) trabalha como vendedor de carros, enquanto que sua mãe Zinnia (Rhea Perlman) é dona de casa. Ambos ignoram a filha, a ponto de esquecerem de matriculá-la na escola. Desta forma Matilda fica sempre em casa ou na livraria, onde costuma estimular sua imaginação. Após uma série de estranhos eventos ocorridos em casa, quando Matilda descobre que possui poderes mágicos, Harry resolve enviá-la à escola. O local é controlado com mão de ferro pela diretora Agatha Trunchbull (Pam Ferris), o que faz com que Matilda apenas se sinta bem ao lado da professora Honey (Embeth Davidtz), que tenta ajudá-la o máximo possível.

Clique AQUI e assista o filme Matilda.


Filme: Heidi (2005)
Faixa indicativa: Livre
Duração: 104 minutos

Sinopse: Heidi é a história de uma órfã suíça que enriquece a vida de todos que conhece. O amável conto é narrado novamente neste filme encantador de paisagens espetaculares. Entre para o mundo cativante de Heidi enquanto ela abre o coração de seu rabugento avô para o amor… fica amiga do solitário Peter, o vizinho que toma conta das cabras de seu avô… e encoraja Clara, a rica garota em cadeira de rodas, a falar.

Clique AQUI e assista o filme Heidi.

Filme: Vida Maria
Faixa indicativa: Livre
Duração: 9 minutos

Sinopse: Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece.

Clique AQUI e assista o filme Vida Maria.


Filme: Moana
Faixa indicativa: Livre
Duração: 107 minutos

Sinopse: Moana Waialiki é uma corajosa jovem, filha do chefe de uma tribo da Oceania, vinda de uma longa linhagem de navegadores. Querendo descobrir mais sobre seu passado e ajudar a família, ela resolve partir em busca de seus ancestrais, habitantes de uma ilha mítica que ninguém sabe onde é. Acompanhada pelo lendário semideus Maui, Moana começa sua jornada em mar aberto, onde enfrenta terríveis criaturas marinhas e descobre histórias do submundo.

Clique AQUI e assista o filme Moana.


Filme: Pocahontas
Faixa indicativa: Livre
Duração: 82 minutos

Sinopse:  Um navio parte da Inglaterra com o objetivo de encontrar o “novo mundo”, tendo a bordo o governador Ratcliff (David Ogden Stiers), que está ansioso em encontrar ouro, e o capitão John Smith (Mel Gibson). Ao chegarem, John decide explorar o mundo desconhecido. Logo encontra Pocahontas (Irene Bedard), uma bela índia por que se apaixona. So que o povo índio e os ingleses logo entram em guerra, já que estão em disputa pelas terras da América. 

Clique AQUI e assista o trailer do filme Pocahontas.

 
Filme: Malala
Faixa indicativa:  10 anos
Duração: 87 minutos

Sinopse: O documentário coloca um olhar sobre os eventos que aconteceram com Mala Youzafzai, uma jovem paquistanesa atacada pelo Talibã por falar sobre educação das mulheres e suas consequências, incluindo seu discurso na ONU.

Clique AQUI e assista o trailer do filme Malala.


Filme: Mulan
Faixa indicativa: 14 anos
Duração: 115 minutos

Sinopse:  Em Mulan, hua Mulan (Liu Yifei) é a espirituosa e determinada filha mais velha de um honrado guerreiro. Quando imperador da China emite um decreto que um homem de cada família deve servir no exército imperial, Mulan decide tomar o lugar de seu pai, que está doente. Assumindo a identidade de Hua Jun, ela se disfarça de homem para combater os invasores que estão atacando sua nação, provando-se uma grande guerreira. 

Clique AQUI e assista o trailer do filme Pocahontas.

🚺 Acompanhe a programação da SEMANA DA MULHER, de 08 a 12 de março, nas redes sociais do IPEARTES/SEDUC. 🚺

Deixe uma resposta

Tamanho da fonte
Contraste