COLETIVO DE PRODUÇÃO

Coletivo de caráter sócio-educacional, que surgiu a partir de práticas colaborativas de arte-educadores das várias linguagens artísticas do IPEARTES, para incentivar e criar espaços lúdicos e educacionais para o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais, bem como a promoção de eventos culturais e artísticos que valorizem as identidades e memórias culturais locais. Ações que contribuem para a preservação do patrimônio cultural e natural, reconhecendo e valorizando as tradições e a diversidade cultural local, aproximando os movimentos culturais das questões sociais e ambientais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável local e a redução das desigualdades sociais tão latentes na região.

OBJETIVO GERAL

Possibilitar práticas que ressignificam a relação entre os estudantes, a escola e comunidade, e destes com o seu meio, contribuindo para a formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão, voltado para uma valorização ética, social, cultural econômica e ambiental, possibilitando uma transformação da realidade local e empoderamento dos mesmos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer a realidade na qual se vai intervir, por meio de levantamento de dados e pesquisas que possam subsidiar e fortalecer a concepção do plano de trabalho;
  • Reconhecer e otimizar recursos humanos, físicos, materiais e financeiros para tornar mais eficientes as ações propostas;
  • Propagar e defender causas como: Direito à Cultura e Arte, sustentabilidade, ecologia, inclusão social , acessibilidade e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Ações Desenvolvidas Série/Turma

(Faixa etária)

Número de encontros Número de estudantes
Encontro de Raizeiros Comunidade 3 dias 1500
Caçada da Rainha Comunidade 3 dias 700
Carnaval Comunidade 1 dia 342
Semana do Meio Ambiente Comunidade 5 dias 900
Teatro de Bonecos: Tramoia para enganar a morte Comunidade 1 dia 214
Festa Junina da Cidade Comunidade 1 dia 500
Contação de histórias: nas Escolas e Creches Comunidade 5 dias 600
Mutirão Crescer Comunidade 3 dias 342
Mutirão EHC Comunidade 1 dia 342
Mutirão IPEARTES I Comunidade 2 dias 342
Mutirão IPEARTES II Comunidade 2 dias 342
Oficinas nas culminâncias Comunidade 3 dias 32
Celebração Marruás Comunidade 1 dia 132
Celebração Práticas Esportivas Comunidade 1 dia 500
I Moisaco Cultural: um debate sobre a Produção Cultural local Comunidade 11 dias 500
Celebração Dia da Criança Comunidade 1 dia 900
Formaturas Ensino Médio e Comunidade 2 dias 500
Festival Olimpíada de Humanidades Ensino Médio e Comunidade 1 dia 100
Encontro de Guias Comunidade 2 dias 100
Coletivo Jovem- 1º encontro Ensino Médio 1 dia 50
Total de encontros por evento 50
Total de pessoas atendidas 8.938

RESULTADOS ALCANÇADOS

  • Programações dinâmicas, diversificadas e de interesse do público: pesquisa de novas tendências nos campos das artes, humanidades e tecnologias para oferecer atividades com conteúdo atualizados e inovadores que proporcionem diferentes visões sobre temas e linguagens abordadas.
  • Estabelecimento de parcerias que possibilitaram não só a otimização de recursos, mas principalmente que concretizem vínculos institucionais para a continuidade do trabalho conjunto.
  • A realização dos projetos proporcionou aos artistas locais um sentimento de pertencimento. As atividades formativas ampliaram a visão de mercado e de profissionalização dos artistas do IPEARTES e da cidade, e shows envolventes foram fontes de inspiração para os inúmeros profissionais e iniciantes ali presentes.  
  • Aprimoramento de um fluxo de trabalho, sistematizando uma agenda de reuniões periódicas da equipe de produção, para a criação de propostas de trabalho para serem apresentadas, debatidas e decididas coletivamente. Visando atender o crescimento de pedidos de apoio e participação em eventos, necessidades de entendimento sobre o papel de cada membro da equipe, foram criados quatro eixos que norteiam o trabalho: Produção Cultural, Artística, Pesquisa e Sustentabilidade.
Tamanho da fonte
Contraste