COLETIVO IPEJOVEM

O Coletivo IPEJovem é formado por estudantes e egressos das escolas da APA de Pouso Alto, com idades entre 14 e 28 anos, que buscam colocar em prática seus anseios e atuar em suas comunidades, por meio do diálogo com o poder público e parceiros que auxiliem no aprendizado, planejamento e execução das ações promovidas por eles. A proposta do Coletivo IPEJovem surgiu na Conferência Regional da Juventude, realizada em 2016 em Planaltina-GO. Em novembro de 2017, realizou-se o I Encontro do Coletivo IPEJovem com estudantes da rede estadual de Alto Paraíso de Goiás, dando origem ao Coletivo IPEJovem. Neste encontro, foi feita a análise do Estatuto da Juventude, seguida de uma palestra do Sebrae sobre Empreendedorismo Juvenil, e ainda foi realizado um diagnóstico de sonhos e problemas da juventude da região. Após este encontro, realizaram-se mais dois encontros que levantaram estratégias para a mobilização de mais jovens no ano seguinte. Verificou-se nestes encontros que os jovens de Alto Paraíso são participativos e engajados.

Em março de 2018 iniciaram-se efetivamente as atividades do Coletivo, tendo como foco atividades de lazer, socialização, criação de uma identidade do grupo e fortalecimento de vínculos afetivos. Foi criado para estes encontro a tecnologia social chamada #momentodesabafo, que caracteriza-se como espaço de ocupação da palavra, manifestações artísticas e debates. Além disso, foi criado por eles o Clube da Leitura, para que possam trocar livros, discutir assuntos literários e ocupar espaços públicos com intervenções literárias.

OBJETIVO GERAL

Criar oportunidades e estabelecer parcerias para que @s jovens possam atuar voluntariamente no planejamento ou execução de eventos e oficinas no território, especialmente aqueles ligados aos seus sonhos e problemas locais, relacionados às questões do cotidiano, culturais, sociais e da biodiversidade regional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Estimular a criatividade e o protagonismo, autonomia e autogestão nas ações que serão realizadas;
  • Aguçar sentimentos e noções de pertencimento à Chapada dos Veadeiros, bem como promover a participação dos jovens como cidadãos conscientes e participativos;
  • Trabalhar a subjetividade do indivíduo, trazendo seu olhar sobre a realidade, o cotidiano, as relações interpessoais e suas histórias pessoais.
  • Instruir os jovens na participação de Conselhos, fóruns e editais voltados à juventude.

AÇÕES DESENVOLVIDAS

 

Ações Desenvolvidas Série/Turma

(Faixa etária)

Número de encontros Número de estudantes
Encontros semanais envolvendo atividades artísticas, debates, leituras de textos, passeios etc Jovens a partir de 12 anos 26 50
Total de encontros 26
Total de pessoas atendidas 50

RESULTADOS ALCANÇADOS

  • Fortalecimento da identidade do coletivo;
  • Formação de uma identidade de grupo fortalecida;
  • Perda da timidez nos espaços de fala;
  • Maior participação e envolvimento dos jovens em novas frentes de trabalho;
  • Autogestão de recursos e atividades.
Tamanho da fonte
Contraste