COLETIVO DE PRÁTICAS CORPORAIS E NATUREZA

As Práticas Corporais podem contribuir potencialmente para uma educação integral e do bem viver ao propor uma consciência corporal ampliada e conectada com a Natureza. De conhecer as possibilidades de experiências a partir da corporeidade de cada um/a, de estimular o cuidado e consciência corporal, da ampliação da percepção corporal nas dimensões biológicas, social e cultural. De entender o lazer como uma produção de cultura agregadora, e, portanto, um exercício da cidadania, ao mesmo tempo que é a manifestação do lúdico, da liberdade e do prazer.

As práticas corporais podem ser um potente instrumento de mudanças pessoais e sociais a partir do desenvolvimento de uma corporeidade que busca transpor a redução do corpo a sua esfera biológica e do sujeito isolado, mas sim, considerando questões que consideram a complexidade e as múltiplas dimensões inscritas no corpo, que faz parte de uma cultura e que pode promover mudanças de modos de vida a partir dele.

No contexto da criação do IPEARTES/SEDUC, além dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), a pesquisa sobre os desejos da juventude de Alto Paraíso apontou o anseio por mais possibilidades de práticas corporais na cidade. Em resposta a essa conjuntura, o Coletivo de Práticas Corporais e Natureza busca desenvolver ações que contribuam com a proposta de que Alto Paraíso se torne um modelo de cidade/comunidade sustentável e atenda às necessidades da comunidade.

OBJETIVOS

– Desenvolver uma educação corporal baseada em valores e condutas sustentáveis bem como oportunizar vivências corporais que mostrem a possibilidade de cooperação como conduta de ser e agir no mundo;

– Trabalhar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo a isonomia nas oportunidades de aprendizagens;

– Estimular autonomia no âmbito individual e coletivo, promovendo a participação e responsabilidade social;

– Ampliar a autoestima e empoderamento da comunidade via consciência da cultura de movimento e cuidado corporal;

– Valorização da natureza a partir da compreensão das questões socioambientais locais;

– Proporcionar saúde e bem-estar com práticas de exercícios regulares e orientados;

– Desenvolver práticas corporais de lazer que valorizem e preservem os espaços urbanos e naturais;

– Firmar parcerias pedagógicas nas escolas da APA Pouso Alto na área da Educação Física;

– Realizar atividades pedagógicas educativas-cooperativas itinerantes na APA Pouso Alto.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

Tamanho da fonte
Contraste