IPE MIDIALAB

previous arrow
next arrow
Slider
O IPE MIDIALAB é o coletivo de educomunicação do IPEARTES, desenvolvendo atividades de comunicação institucional, educomunicação e produção artístico-cultural na APA de Pouso Alto. O MIDIALAB atua na comunicação das atividades desenvolvidas nas frentes de ação em que os demais coletivos do Instituto atuam, e desenvolve também suas próprias frentes de ação.

IPE MIDIALAB

OBJETIVO GERAL

Promover o IPEARTES, a partir de um plano de comunicação amplo e de alta qualidade, e desenvolver uma rede de ações em educomunicação na APA de Pouso Alto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Realizar os objetivos de cada um dos diferentes projetos de ação apresentados abaixo, de modo a se estruturar como um núcleo de educomunicação inovador, diversificado e eficiente, capaz de contribuir para o alcance das estratégias do IPEARTES na implementação de comunidades educadoras, alinhado ao princípio da Educação Integral, abrangendo de forma ampla e profunda os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O IPE MIDIALAB atua em quatro eixos principais:

  • Comunicação institucional: assessoria de comunicação e de imprensa do IPEARTES, acompanhando todas as frentes, coletivos e projetos desenvolvidos pelo Instituto, produzindo conteúdo institucional e reportagens, alimentando o site, o blog e os canais nas redes sociais, incluindo a TV IPEARTES e a Rádio Chapada dos Veadeiros;
  • Educomunicação: desenvolvimento de cursos livres em comunicação e mídia na sede do IPEARTES e nas frentes de ação; manutenção de uma residência técnica e artística para adolescentes; articulação de uma rede de comunicação e mídia nas escolas da APA de Pouso Alto;
  • Produção artístico-cultural: Realização de projetos culturais na área do audiovisual, com foco na produção de mostras de cinema, projeção de filmes em praça pública, manutenção de um cineclube com programação semanal, além de produção de curtas-metragens e videoclipes, com a participação dos residentes;
  • Suporte técnico em Tecnologia da Informação para a comunidade IPEARTES, mantendo um laboratório de informática na sede do Instituto e prestando assistência técnica em laboratórios de informática de escolas da região.

O IPE MIDIALAB desenvolve atualmente 13 frentes de ação permanentes, em sua maioria exclusivas e distintas das demais frentes de ação do IPEARTES:

  • ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO IPEARTES

Atendimento das necessidades gerais e específicas de comunicação dos demais coletivos, frentes e projetos do Instituto, recebendo demandas e produzindo conteúdos de acordo com as necessidades de comunicação interna e externa trazidas por coordenadores, representantes de coletivos e articuladores de frentes de ação do IPEARTES. Em geral, essa frente traz demandas relacionadas com cobertura jornalística de atividades e matérias para o site, produção de material gráfico, como folders, cartazes, banners adaptados para diversos canais, coberturas fotográfica e audiovisual, além de spots para rádio. 

  • SITE IPEARTES

Principal plataforma de comunicação pública do IPEARTES, o site busca apresentar de forma clara e intuitiva todo o amplo espectro de atuação do Instituto, alinhado com o princípio da Educação Integral e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, trazendo a apresentação institucional de cada coletivo, frente de ação e projeto, apresentando a cobertura atualizada das atividades, disponibilizando relatórios e demais documentos, além do acesso aos demais canais mantidos pelo coletivo.

  • REDES SOCIAIS

Comunica de forma ampla e articulada as ações desenvolvidas pelo Instituto, os conteúdos institucionais, as práticas dos coletivos e frentes, os projetos de educomunicação e cinema, a cobertura fotográfica e audiovisual, adequando a linguagem aos diferentes públicos alcançados por essas ações. Além dos sites do Instituto e da Olimpíada de Humanidades, o coletivo mantém os seguintes canais de comunicação do IPEARTES:

FACEBOOK: www.facebook.com/ipeartesseduce

Principal canal de articulação social, com republicação adaptada das postagens do blog de notícias disponível no site oficial e promoção das atividades do IPEARTES em grupos públicos; É também um importante canal para comunicação direta com a comunidade, no atendimento via Messenger;

INSTAGRAM: www.instagram.com/ipeartes

Comunicação curta e frequente, trazendo fotos de destaque, vídeos curtos e informações relacionadas às atividades desenvolvidas cotidianamente pelo Instituto;

FLICKR: www.flickr.com/photos/ipemidialab

Galeria de fotos, com a cobertura de todos os eventos e ações desenvolvidos no decorrer do ano;

WHATSAPP

Promoção das atividades do IPEARTES em grupos públicos, próprios e de terceiros, sobretudo os relacionados com o território da APA de Pouso Alto;

O MIDIALAB prepara-se para implementar ainda o canal do Instituto no TWITTER, com foco na difusão do trabalho e da proposta de Educação para o Bem-Viver nacionalmente, com ênfase na aproximação em relação a instituições públicas e do terceiro setor que atuam nas áreas da  educação, arte e sustentabilidade, buscando dar visibilidade aos fundamentos apresentados pelo PPP, Projetos de Ação, relatórios, artigos, cursos e harmonizações desenvolvidos pelo IPEARTES.

  • TV IPEARTES

Organiza todo o conteúdo audiovisual desenvolvido, estabelecendo caminhos para o amadurecimento de cada tipo de conteúdo possível ou necessário dentro de uma proposta de cobertura audiovisual das práticas do Instituto. Hospedada no Youtube, disponibiliza os diversos conteúdos audiovisuais produzidos em série, com playlists (ou programações) que agrupam esse conteúdo de acordo com as suas linguagens.

  • RÁDIO CHAPADA DOS VEADEIROS

A Rádio Chapada dos Veadeiros é uma web-rádio educativa, desenvolvida pelo IPE MIDIALAB. Como conteúdo, pretende oferecer uma grade de programação que seja referência em educação e cultura, desenvolvida de modo colaborativo e experimental, integrando educadores, estudantes e voluntários. Como plataforma, pretende oferecer uma estrutura básica para o desenvolvimento de atividades de educomunicação que visem a estruturação de uma rede de núcleos de rádio, integrando escolas, educadores e estudantes da região da APA de Pouso Alto, dentro de um projeto de ação perene. 

  • CINE IPE

Cineclube semanal, realizado na sede do IPEARTES, com ênfase no público infantil, com um recorte entre 5 e 12 anos de idade. Os filmes possuem classificação indicativa livre e geralmente opta-se por conteúdo dublado. As sessões acontecem nas noites de quinta-feira.

  • CINEMA NA PRAÇA

Projeto de ocupação cultural de pontos estratégicos da cidade de Alto Paraíso de Goiás, oferecendo cinema popular, de classificação indicativa livre, com curadoria significativamente dedicada a desenvolver no público, em um primeiro momento, o encantamento pelo cinema, pela experiência do filme no telão, em uma sessão coletiva, trazendo temas e reflexões significativas para a comunidade local, valorizando o cinema e a cultura brasileira.

  • CINE CHAPADA

A experiência do Cinema na Praça, ampliado e itinerante, percorrendo as diferentes comunidades da APA de Pouso Alto. Seja acompanhando a agenda da Olimpíada de Humanidades, levando Cinema para as praças das cidades participantes, seja em agenda própria do Cine Chapada.

  • CARRO DE SOM IPEARTES

O IPE MIDIALAB recebeu, em 2018, a doação de equipamentos de som automotivo. Além disso, o Instituto recebeu da Universidade Federal de Goiás a doação de um veículo Fiat Uno usado. Esses recursos, juntamente com os recursos de produção de áudio da Rádio Chapada dos Veadeiros, permitem que o Instituto disponha de carro de som próprio, para divulgação de suas atividades e cursos nas comunidades em que atua. Esse canal é estratégico, porque apresenta o melhor potencial de alcance junto a toda a comunidade, habituada a se informar por meio desse tipo de serviço.

  • OLIMPÍADA DE HUMANIDADES

Realização da cobertura jornalística e institucional das edições anuais da Olimpíada de Humanidades, tanto no site e canais do IPEARTES quanto no site e canais próprios da Olimpíada. Para a edição 2019, o MIDIALAB está desenvolvendo a reformulação de toda a identidade visual, logotipos, site e redes sociais. Além disso, o MIDIALAB promoverá ainda uma ação paralela às atividades da Olimpíada nas comunidades da APA: o projeto CINE CHAPADA, promovendo sessões de cinema em praça pública nos mesmos dias de atividades da Olimpíada.

  • CURSOS IPEARTES

Após o processo de implementação do Laboratório de Informática, no segundo semestre de 2018, o foco dos Cursos MIDIALAB este ano será em formação básica para inclusão digital da comunidade de Alto Paraíso de Goiás. Serão oferecidos cursos específicos para as diferentes faixas etárias, considerando ainda áreas que contribuam para a qualificação profissional da comunidade.

  • RESIDÊNCIA MIDIALAB

Após a realização de ações diversas, em caráter experimental, entre maio e novembro de 2018, a Residência MIDIALAB passa por um processo de reestruturação para a temporada 2019, que será retomada apenas no segundo semestre. As atividades nesta temporada se aprofundarão na pesquisa em educomunicação, e serão baseadas na metodologia PBL (Problem Based Learning). Serão também estruturadas em 3 blocos sequenciais: Áudio, Fotografia e Audiovisual. Além disso, serão realizadas sessões de cinema específicas para os participantes, aprofundando sua relação com a cinematografia.  

  • SUPORTE T.I.

Planejamento, gestão e suporte técnico dentro das demandas de computação e rede digital do IPEARTES ou das instituições nas quais o Instituto desenvolve atividades. 

Tamanho da fonte
Contraste