CURSOS

O IPEARTES/SEDUC oferece cursos livres de curta duração em Arte, Arte-Educação, Tecnologias Sustentáveis, Práticas Corporais, Educomunicação e Tecnologia da Informação, contribuindo com a sensibilização e a formação artística e intelectual da comunidade da Chapada dos Veadeiros.

Os cursos buscam oferecer à comunidade alternativas diferenciadas de formação e capacitação, que contribuam para o desenvolvimento integral dos cidadãos, promovendo experiências e aprendizados em áreas do conhecimento que ofereçam também oportunidades para o desenvolvimento profissional e econômico da comunidade.

EDITAL CURSOS IPEARTES/SEDUC 2021

A Secretaria de Estado da Educação e a Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação, por meio do Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis (IPEARTES), abre inscrições para cursos GRATUITOS na modalidade de ENSINO A DISTÂNCIA (EaD).

1.0 – PÚBLICO ALVO

Professoras/es da Educação Básica; educadoras/es da APA Pouso Alto; Estudantes do Ensino Médio; Jovens e adultos (Vejam as descrições dos cursos abaixo).

2.0 – INSCRIÇÕES

As inscrições devem ser realizadas no site ipeartes.org utilizando a ficha de inscrição: https://forms.gle/NgjvnaBa9Syaun4A8

Documentação exigida: Cópia Registro Geral (RG) e comprovante de endereço, que deverão ser enviados durante o curso.

3.0 – VAGAS E MATRÍCULA

As vagas são limitadas (cinquenta para cada curso), tendo prioridade os educandos e educadores da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pouso Alto. Haverá seleção de acordo com a Ficha de Inscrição (item 2.0).

As matrículas serão confirmadas durante o período de inscrição e a ratificação da mesma até o dia 02 de março de 2021 via e-mail.

4.0 – INÍCIO DOS CURSOS

Início das aulas está prevista para o dia 04 de março de 2021, no ambiente virtual dos cursos: https://cirandadaarte.com.br/cursos – plataforma Moodle. Os dados de acesso (usuário e senha) serão enviados via e-mail para os usuários devidamente matriculados.

5.0 – CURSOS

5.1 – CRIAÇÃO DE SITE/BLOG COM WORDPRESS

Professor: André Arimura

Carga Horária: 60 horas

Público-alvo: jovens e adultos. 

Pré-requisito: Conhecimentos intermediários sobre informática e internet.

Ementa: O curso apresenta todos os pontos importantes para a criação de sites bem elaborados e modernos na utilização de todas as ferramentas do wordpress, disponíveis e aprender a instalação da aplicação, criação de um layout, criação de cada uma das partes do site e trabalhar as principais ferramentas que possui. Entender os aspectos básicos como: gerenciamento do menu de administração, criação de conteúdo, até chegar em áreas mais difíceis como transformar um simples blog em um gerenciador de conteúdo complexo. Ampliar as funcionalidades do WordPress sem saber programar, por meio de umas vastas variedades de plugins que darão liberdade para personalizar e transformar fontes e assim melhorar o desempenho do site. Criar formulários. Criar rede social. Adaptar o tamanho das imagens. Aprimorar a segurança do seu site e otimizar as estratégias de SEO.

5.2 – EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL NO CONTEXTO DO TERRITÓRIO DA APA DO POUSO ALTO

Professor: Coletivo Socioambiental

Carga Horária: 60 horas

Público-alvo: jovens e adultos.

Pré-requisito: Ser educador(a) atuante, que já atuou ou que pretende atuar em qualquer segmento da educação na Chapada dos Veadeiros, região da APA de Pouso Alto (Alto Paraíso, Cavalcante, Colinas do Sul, Nova Roma, São João d’Aliança, Teresina de Goiás).

Ementa: Educação Socioambiental (conceituação, princípios e objetivos). Educação Ambiental e Educação Socioambiental: diferenças epistemológicas. Educação Ambiental conservadora versus Educação Ambiental Crítica. Histórico da Educação Socioambiental (global, regional, local/territorial). O Território da Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto e as diferentes escalas Socioambientais de análise (histórico, hidrografia, características edafoclimáticas, aspectos socioculturais). Unidades de Conservação e Comunidades tradicionais vizinhas e sua relação com a APA de Pouso Alto. Gestão Socioambiental e Educação Socioambiental no território da APA de Pouso Alto.

5.3 – CANTO CORAL – ENSINO COLETIVO

Professor: Lys Nardoto e Márcio Carvalho

Carga Horária: 40 horas

Público-alvo: jovens e adultos. 

Pré-requisito: não se aplica

Ementa: Desenvolvimento das habilidades individuais de canto. Técnicas de canto e respiração, focando a saúde vocal dos participantes. Estudos de obras musicais regionais, nacionais e internacionais. Desenvolvimento do canto em conjunto. Conhecimento do repertório coral.

5.4 – CANTO – POPULAR E LÍRICO

Professor: Lys Nardoto e Márcio Carvalho

Carga Horária: 40 horas

Público-alvo: jovens e adultos. 

Pré-requisito: não se aplica

Ementa: Técnicas de canto: respiração, estudo do aparelho fonador, afinação, extensão vocal, registros vocais e exercícios. Classificação do registro vocal. Estudo de obras musicais regionais, nacionais e internacionais. Desenvolvimento das habilidades individuais.

 

5.5 – MUSICALIZAÇÃO POR MEIO DA SANFONA

Professor: Celiomar Vidal

Carga Horária: 40 horas

Público-alvo: jovens e adultos. 

Pré-requisito: Ter o instrumento (sanfona)

Ementa: Introdução ao instrumento, técnicas, harmonia, escalas maiores e menores, ritmos populares, repertórios, técnicas de fole e baixos. Desenvolvimento das habilidades individuais na sanfona.

 

5.6 – TEATRO E CIDADANIA – A CONTRIBUIÇÃO DO TEATRO/EDUCAÇÃO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO EDUCANDO

Professor: Lúcia Corrêa

Carga Horária: 60 horas

Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio.

Pré-requisito: não se aplica

Ementa: Teatro/Educação como uma ferramenta de transformação social e a concretização da cidadania. A sensibilização e o autoconhecimento através de dinâmicas e jogos teatrais que favorece a convivência em grupo e a percepção do “eu” como sujeito participativo. Técnicas para montagem de uma apresentação teatral como resultado de um processo.

 

5.7 – PROSAS ENTRE EDUCADORAS/ES: EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL EM TEMPOS DE EMERGÊNCIA 

Professores: Coletivo Socioemocional.

Carga Horária: 40 horas

Público-alvo: Professoras/es da Educação Básica, prioridade para Rede Pública e educadoras/es da APA Pouso Alto.

Pré-requisito: não se aplica

Ementa: Roda de conversa entre professores sobre suas práticas educativas. Compreensão da Educação Integral em tempos emergenciais. Introdução à Educação Socioemocional. Estudo sobre as competências socioemocionais na BNCC. Compreensão sobre o Ensino Remoto Emergencial. Reflexão sobre o ensino híbrido e a volta às aulas. Orientação psicoeducacional para educação em tempos de emergência. Prática em Educação em Valores Humanos. Aprofundamento em Educação em Direitos Humanos para o enfrentamento dos impactos da pandemia. Criação de redes de resiliência para fortalecimento entre educadores e educandos.

CURSOS 2020

>>> ARTE-EDUCAÇÃO <<<

 

 

 

 

>>> PRÁTICAS CORPORAIS <<<

 

>>> EDUCOMUNICAÇÃO <<<

>> >>>TENCOLOGIA DA INFORMAÇÃO <<<

CURSOS 2019

CURSOS  2018

ACESSE AQUI NOSSO CANAL DO FLICKR E A COBERTURA COMPLETA DE FOTOS PARA DOWNLOAD

Para mais informações, entre em contato com a secretaria do IPEARTES.

Tamanho da fonte
Contraste