ASSOCIAÇÃO PAULO DE TARSO

A Associação Assistencial “Paulo de Tarso”, foi fundada no município de Alto Paraíso de Goiás, em fevereiro de 1986. É uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, e que congrega pessoas interessadas no objetivo primordial de prestar assistência material e espiritual ao ser humano, principalmente a crianças e adolescentes.

Desenvolve diversas atividades de cunho educativo e social, todas voltadas para auxiliar na superação das dificuldades daqueles que vêm em busca de ajuda, seja ela de ordem material, social ou espiritual,  visando seu desenvolvimento e crescimento integral.

A associação envolve a Escola Infantil Francisquinho, o Abrigo Lar de Luara, algumas oficinas abertas à população, e oferece diariamente almoço comunitário, além de disponibilizar um bazar beneficente e a confecção de enxovais para bebês de famílias carentes.

O IPEARTES atua juntamente à  Escola Francisquinho e ao Lar de Luara através da oferta de formação continuada, educação socioemocional, apoio pedagógico, aulas de música, arte-terapia e cuidados com as educadoras, a fim de fortalecer esse espaço educativo e contribuir com ferramentas para que estas e os(as) educandos(as) vivenciem relações mais saudáveis, assim como disponibiliza o curso livre de confecção de enxovais, aberto à comunidade.

ESCOLA FRANCISQUINHO

A Escola Francisquinho é uma das frentes mais antigas da Associação Paulo de Tarso. Realiza atividades educacionais de Pré-Escola ao Ensino Fundamental. Em 2018, atendeu 80 crianças, priorizando o trabalho da creche, acolhendo crianças de zero a três anos e onze meses, em período integral, destinada às famílias e mães que passam o dia todo trabalhando para suprir as necessidades da família.

LAR DE LUARA

O Lar de Luara foi criado para atender dificuldade crônica do Município frente a casos graves de crianças em situação de risco social emergente, que necessitavam de afastamento temporário de sua família. Para a efetivação do trabalho, foi estabelecido convênio com as Prefeituras Municipais de Alto Paraíso e São João D’Aliança, motivadas pelo Ministério público de forma a viabilizar a contratação de pessoal, auxiliando parcialmente no atendimento às necessidades exigidas para pleno funcionamento. 

OBJETIVO GERAL

Oferecer suporte pedagógico, a partir das metodologias e ferramentas da educação integral, não violência, arte-educação e educação socioemocional, atuando com as crianças e com os educadores.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Construir uma proposta pedagógica própria ao grupo, pensando estratégias didáticas que valorizem o espaço da criança como sujeito ativo em seu desenvolvimento, contemplando as expressões corporais, estéticas, éticas e simbólicas;
  • Oferecer formação técnico-pedagógica socioemocional, educação integral e arte-educação;
  • Identificar as realidades sócio culturais das famílias e da comunidade geral, para pensarmos a construção dos nossos planejamentos.

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Ações Desenvolvidas Série/Turma

(Faixa etária)

Número de encontros Número de estudantes
Formação Sócio Emocional para educadoras Educadoras e equipe técnica 8       12
Acompanhamento e Aporte Pedagógico Educadoras e equipe técnica 12 12
Música Maternal I, II e III; Jardim I 14 80
Arte-terapia Maternal I, II e III; Jardim I 14 80
Total de Encontros 14
Total de pessoas atendidas 92
Total de cursos 3

RESULTADOS ALCANÇADOS

  • Espaço de escuta proporcionou um ambiente seguro, resultando na expressão livre e trabalho cooperativo e colaborativo das educadoras;
  • Consciência das próprias necessidades por parte das educadoras, e reconhecimento da importância de terem espaços para serem acolhidas, de modo a terem mais presença e qualidade na troca com as crianças;
  • Empoderamento e autonomia das educadoras em suas práticas, ampliando a perspectivas sobre as crianças, as pedagogias e as noções de desenvolvimento infantil;
  • Fortalecimento do desenvolvimento motor, concentração, organização, a percepção de si, memória musical das crianças;
  • Conscientização sobre a importância de buscarem formações para o aperfeiçoamento do trabalho.
Tamanho da fonte
Contraste