ONU > 17 ODS

Em setembro 2015, mais de 150 líderes mundiais estiveram reunidos na sede da ONU, em Nova York, para adotar formalmente um novo caminho rumo ao alcance da sustentabilidade mundial. Nesse encontro é celebrada a construção de uma nova agenda, na qual estão assinalados os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030.

Veja a seguir quadro com resumo dos 17 ODS da ONU.

Para conhecer os detalhes sobre os objetivos globais e as metas do milênio da ONU, acesse https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030.

GOIÁS E OS ODS

Dentre os 17 ODS estipulados pela ONU está o compromisso em “assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” (ODS#4). Para efetivar esse objetivo, a SEDUCE se engaja na criação do Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis/IPEARTES.  A instituição deverá zelar pelo cumprimento do ODS#4 e das nove metas previstas para o setor educacional na Agenda 2030  da ONU.

Veja a seguir quadro comparativo entre as metas da ONU para a educação e a relação com as estratégias que vêm sendo formalmente adotadas pela SEDUCE para a implantação de cada uma delas.

Em encontro realizado no dia 13 de junho de 2016, foi celebrada, em Alto Paraíso de Goiás, a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para a implantação dos 17 ODS ONU no estado. O documento assinalou a parceria firmada entre o Governo do Estado de Goiás, a prefeitura de Alto Paraíso e Associação Awaken Love. A ocasião também foi marcada pela homologação do plano de manejo da APA do Pouso Alto.

Em primeiro de dezembro de 2016, o governador Marconi Perillo assina o Decreto 8.824, instituindo as diretrizes gerais para o cumprimento do documento firmado em junho.  O acordo se traduz no projeto intitulado “Alto Paraíso: território do Bem Viver”.  

No âmbito da implantação dos 17 ODS, Perillo destaca que a prioridade será a criação, em caráter imediato, do “Centro Cultural”, antigo projeto da cidade de Alto Paraíso e que foi ampliado para o contexto Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis/IPEARTES. A consolidação do projeto do IPEARTES encontra-se em processo de formalização, estando sob responsabilidade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte/SEDUCE do estado de Goiás. O compromisso com a promoção de uma educação de qualidade está entre os 17 ODS da ONU (ODS#4), que deverão ser implantados até o ano de 2030. No caso, Alto Paraíso de Goiás foi eleita para ser a cidade modelo de sustentabilidade do estado.

Fontes pesquisadas: Plano de Manejo da APA de Pouso Alto, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos de Goiás, 2017. 

http://www.secima.go.gov.br/post/ver/212649/area-de-protecao-ambiental-de-pouso-alto—apa-pouso-alto.

Tamanho da fonte
Contraste