ONU / ODS

Em setembro 2015, mais de 150 líderes mundiais, entre eles do Brasil, reuniram-se na sede da ONU, em Nova York, para celebrar a construção de uma nova agenda em busca de um desenvolvimento sustentável econômico, social e ambiental. Para isso, reconhece que a busca da equidade e a erradicação da pobreza e da fome são os pilares para um desenvolvimento sustentável e equilibrado. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sintetizam as metas acordadas e devem ser implementados por todos os países signatários até 2030.

Para conhecer os detalhes sobre os objetivos globais e as metas do milênio da ONU, acesse https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030.

GOIÁS E OS ODS

Em Goiás, a cidade de Alto Paraíso de Goiás foi escolhida como cidade modelo de implementação das 17 ODS no Estado. Dentre os 17 ODS estipulados pela ONU está o compromisso em “assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” (ODS#4).

Para efetivar esse objetivo, a Secretaria do Estado de Educação se engaja na criação do Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis/IPEARTES.  A instituição deverá zelar pelo cumprimento do ODS#4 e das nove metas previstas para o setor educacional na Agenda 2030 da ONU.

Transformando Nosso Mundo: 

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

Conheça a declaração de princípios que orientaram a elaboração dos 17 ODS  [ONU, 25 a 27 de setembro de 2015]

Tamanho da fonte
Contraste