CRAS / CCCA

O Centro de Convivência da Criança e do Adolescente (CCCA) é uma ação coordenada pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Alto Paraíso de Goiás. A parceria com o IPEARTES configura nosso apoio à comunidade no âmbito social, no qual a educação é uma ferramenta para cura de conflitos e formação de resiliência através de vivências artísticas, além da transformação dos relacionamentos de crianças que vivem em situação de vulnerabilidade.  

Recebe crianças e jovens de sete a dezessete anos, tendo a convivência como eixo para formação de vínculo familiar e comunitário. O IPEARTES atua com uma equipe de seis profissionais no apoio aos educadores sociais e facilitadores de oficinas do CCCA. Desenvolvem principalmente atividades artísticas e práticas corporais. A educação socioemocional e o apoio pedagógico são ações integradas no sentido de fundamentar a prática com elementos capazes de promover o preparo pessoal, para se colocar à  frente de crianças que necessitam de um olhar sensível.

OBJETIVO GERAL

Apoiar o programa social do município em ações educativas que promovam o Bem Viver, desenvolvendo resiliência e alegria necessárias à superação das realidades adversas às quais estão inseridas.  

OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Desenvolver ações e atividades que promovam a noção de pertencimento, a formação de identidade, a harmonia nos processos de sociabilidade e as relações de cidadania.
  • Estimular o “direito de ser” na infância e adolescência em atividades que promovam e potencializem a vivência desses ciclos em toda sua pluralidade, buscando a harmonia em cada etapa.
  • Contextualizar, atuando a partir da arte-educação, a compreensão do indivíduo como sujeito de direitos e deveres.
  • Desenvolver o foco e a concentração, ampliar o nível de colaboração através da percepção das necessidades do outro, a criatividade e a capacidade de aceitar novos desafios.

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Ações Desenvolvidas Série/Turma

(Faixa etária)

Número de encontros Número de estudantes
Oficina de teatro – Contando Nossas Histórias. 7 à 9 anos 24 20
Oficina de teatro – contando nossas histórias. 10 à 14 anos 24 20
Práticas corporais – psicomotricidade 7 à 9 anos 24 20
práticas corporais – jogos cooperativos 10 à 14 anos 24 20
Canto coral 7 à 9 anos 30 18
Canto coral 10 à 14 anos 30 18
Formação de educadores adultos 5 10
Total de encontros 94
Total de pessoas atendidas 80

 

RESULTADOS ALCANÇADOS

  • Integração da equipe de educadores e apoio nas ações e avaliações em relação às crianças que mais necessitam de acompanhamento;
  • Integração com as famílias;
  • Melhora significativa no comportamento geral, em questões de agressividade verbal ou física;
  • Formação continuada para os educadores, socioemcoional em educação inclusiva, e apoio pedagógico no estudo do desenvolvimento humano e a educação integral.
  • Ampliação da carga horário dos educadores, a pedido dos próprios, para poderem realizar uma ação mais completa desde o planejamento coletivo, a execução compartilhada até o registro de casos nas pastas de acompanhamento dos participantes.
Tamanho da fonte
Contraste