EDUCANDÁRIO HUMBERTO DE CAMPOS

O EDUCANDÁRIO HUMBERTO DE CAMPOS (EHC) foi fundado em 1966 pelo grupo pioneiro da comunidade cristã espírita Cidade da Fraternidade, localizado na área rural de Alto Paraíso de Goiás, a 35km do centro urbano. Atende, sobretudo, estudantes do Assentamento Sílvio Rodrigues, assim como Assentamento Esusa, Acampamento Dorcelina Folador, de moradores da Balsa do Rio Tocantinzinho, Vãozinho e demais regiões circundantes. Toda essa região possui uma estrutura hidrológica inserida na Bacia do Baixo Tocantinzinho.

O EHC é uma escola particular filantrópica gerida pela OSCAL – Organização Social Cristã Espírita André Luiz e conveniada com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás e com a Secretaria de Educação do Município de Alto Paraíso de Goiás. Desde agosto de 2016 vem implantando mudanças pedagógicas paulatinamente, envolvendo formação de educadores, aplicação de pedagogia de projetos, educação integral e educação do campo.

Em outubro de 2017 iniciou atividades com pedagogia de projetos em tempo integral, em parceria com o IPEARTES. A escola se inspira no Projeto Âncora, escola inovadora localizada em Cotia/SP.  No segundo bimestre de 2018, a parceria foi ampliada, com o envolvimento de 18 educadores do IPEARTES, que atuam no EHC em quatro dias na semana, além de formação de educadores e do suporte para a implantação do projeto Escola Inovadora – Educação do Bem Viver.

Como escola-piloto para o desenvolvimento das pesquisas pedagógicas, o IPEARTES busca colaborar para implementação da educação integral e da comunidade educadora do EHC, de modo a facilitar espaços para o desenvolvimento integral do ser, fortalecendo o processo de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, emocional, corporal, social, criativo e transpessoal, possibilitando o empoderamento e protagonismo.

Dessa forma, as práticas pedagógicas buscam estimular princípios que fundamentam as práticas do IPEARTES, como a 

Arte Educação, que busca posicionar-se e refletir acerca de visualidades relacionadas ao universo individual, da escola, da comunidade e de outras culturas; proporcionar a apreciação estética das artes: música, dança, teatro, artes visuais, audiovisual; e proporcionar a integração de corpo, mente e criatividade.

Cultura de Paz e Sustentabilidade, que buscam contribuir para o desenvolvimento de uma educação pautada em valores humanos.

Direitos Humanos e Diversidade, estimulando o desenvolvimento de cidadãos transformadores dos ambientes, por meio do desenvolvimento de habilidades, da formação de atitudes e de uma conduta ética, condizente ao exercício da cidadania, além de buscar fomentar discussões, reflexões e interpretações críticas sobre assuntos vigentes e peculiares da cultura brasileira em sua diversidade, violência doméstica, universo feminino, universo masculino, cultura afro-brasileira, cultura infanto-juvenil, pessoas com deficiências e espiritualidade.

RESULTADOS ALCANÇADOS

  • Atendimento de 220 crianças e oferecimento de 25 disciplinas no Ensino Infantil, Fundamental e Médio;
  • Construção dos valores essenciais da escola;
  • Avanços na elaboração da identidade pedagógica do EHC;
  • Avanços na comunicação interpessoal, com reuniões e rodas de estudos, buscando melhorias nas relações interpessoais;
  • Realização de reunião de pais, para apresentação de projeto, culminâncias com apresentação dos trabalhos para a comunidade, além de festa junina e outras festividades, colaborando no desenvolvimento dos princípios da Comunidade Educadora;
  • Desenvolvimento da gestão de resíduos;
  • Apropriação de diferentes linguagens artísticas;
  • Formação de educadores em Astronomia;
  • Implementação da Assembleia organizada pelos estudantes;
  • Formação de representantes dos estudantes no dispositivo da Assembleia;
  • Implementação dos Grupos de Responsabilidade, conduzidos pelos estudantes;
  • Realização do Dia Mundial do Brincar;

Os diversos projetos implementados estimulam os estudantes a ter maior consciência em relação a questões como o poder de escolha dos hábitos alimentares, praticando e co-criando novas formas de plantio adaptadas e adequadas ao bioma local. Proporcionando a reconexão com a natureza e sensibilizando os estudantes para que ajam de modo responsável e com consciência, conservando o ambiente saudável no presente e para o futuro, as propostas construídas pela comunidade educadora do EHC, envolvendo as famílias dos estudantes, os educadores do EHC e do IPEARTES, avançam a cada dia, buscando saberes que possam ser compartilhados com outras comunidades educadoras.

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Tamanho da fonte
Contraste