LONGEVIDADE

Programa criado em 2011 para oferecer momentos de encontro e lazer a pessoas da 3ª idade. Acontece semanalmente no CRAS, atualmente com aulas de movimento corporal, arte-terapia e música. São momentos de confraternização e fortalecimento dos laços afetivos entre os idosos. Os encontros tem proporcionado cuidados com a saúde, rodas de conversa sobre auto-cuidado e bem-estar. O grupo é rotativo, e conta a participação regular de aproximadamente 20 pessoas por semana e média de 40 por mês.

O desenvolvimento das ações no projeto Mestres do Saber tem como proposta apoiar as atividades que já acontecem na sede do CRAS. As aulas de música, dança, arte-terapia e teatro propõem momentos de relaxamento e saúde, bem estar e confraternização.

OBJETIVO GERAL

Apoiar o CRAS na promoção de saúde, bem estar e convivência entre pessoas na melhor idade, no grupo Mestres do Saber de Alto Paraíso de Goiás.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Garantir espaço de troca entre pessoas da melhor idade, promovendo convivência e bem estar;
  • Possibilitar espaço para fortalecimento de vínculos afetivo sociais;
  • Proporcionar momentos para cuidado e consciência da saúde física.

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Ações Desenvolvidas Série/Turma

(Faixa etária)

Número de encontros Número de estudantes
Yoga (movimentos corporais) 3 ª idade 14 20
Danças (seguindo orientação da educadora) 3 ª idade 14 20
ArteTerapia 3 ª idade 14 20
Música 3 ª idade 2 20
Total de encontros 14
Total de pessoas atendidas 80

RESULTADOS ALCANÇADOS

  • Momentos lúdicos e descontraídos de convivência;
  • Trocas de experiências e sensações;
  • Descoberta de talentos (alguns idosos no início das atividades, principalmente em Arte, diziam não saber ou não conseguir fazer o que se propunha. Superando seus desafios, no final do encontro se viam renovados por conseguirem concretizar algo de novo neste momento da vida).
Tamanho da fonte
Contraste